Projetos

 

Desde as suas origens que a LPPS intervém na promoção da saúde infantojuvenil.

Atualmente, os processos de transformação dos estilos de vida humanos, particularmente instigados pela crescente urbanização dos habitats humanos e pelos padrões de consumo das sociedades capitalistas, têm conduzido a um aumento drástico de problemas de saúde pública. O sedentarismo e uma oferta alimentar repleta em produtos transformados, do tipo “pronto a comer”, concorrem para uma generalização das situações de excesso de peso e de obesidade que, como se sabe, estão intimamente relacionados com o desenvolvimento de doenças crónicas, começando a afetar cada vez mais as crianças e jovens em idade escolar.

A Organização Mundial de Saúde estima que em 2025 mais de 50% da população mundial será obesa se não forem adotadas medidas em contrário. E, em Portugal, cerca de 30% das crianças com idades entre os 7 e os 9 anos de idade sofrem de excesso de peso, sendo cerca de 11% obesas (Plataforma Contra a Obesidade).

É perante este cenário que o Programa de Educação para a Saúde da LPPS, agora designado Pesar Saúde, tem como objetivo promover a adoção de estilos de vida mais saudáveis, através da transformação positiva dos hábitos alimentares e de atividade física das crianças, jovens e suas famílias.

 

Pro-saúde (2008-2010)

Entre 2008 e 2010 esteve em curso o Pro-Saúde, cuja finalidade se centrou no combate à obesidade infantil. Este projeto, que seguiu uma tipologia de intervenção sociocomunitária, abarcou crianças, jovens e suas famílias, atuando em parceria com as comunidades escolares e privilegiando uma política de intervenção aberta e participada, favorável ao desenvolvimento de comportamentos pró-ativos e democráticos.

Saber mais

Sorrir para a saúde (2011-2015)

Em 2011 teve início o mais recente projeto de educação para a saúde da LPPS. As principiais áreas de incidência deste projeto foram definido de acordo com os principais problemas de saúde identificados nas crianças e jovens do Pro-Saúde. Assim, para além da educação alimentar e do fomento da prática de atividade física regular, o Sorrir para a Saúde contempla ainda um trabalho sobre as questões relativas à saúde e higiene orais, intimamente relacionadas com os hábitos alimentares.

Saber mais

Cuida-te + Pesar saúde na escola (2011-2012)

Nos anos de 2011 e 2012 a LPPS desenvolveu um projeto de educação comunitária e de sensibilização pública em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude. Este projeto de cooperação implicou ambas as entidades na partilha dos seus recursos e dispositivos de intervenção com o fim comum de promover a educação para a saúde no meio escolar, familiar e a nível individual.

Saber mais