Rede do Cuidador

A Rede do Cuidador é uma iniciativa da Liga Portuguesa de Profilaxia Social que visa responder aos desafios que se colocam aos cuidadores informais da pessoa idosa dependente. Pretende-se promover o envelhecimento ativo das pessoas idosas e a autonomia dos cuidadores informais, melhorando a qualidade de vida de quem cuida e de quem é cuidado. A Rede do Cuidador tem como finalidade concretizar uma rede de entreajuda entre cuidadores informais e potenciais cuidadores. Este é um projeto solidário e, por isso, gratuito.

Saber Mais

ADOMI

 

O projeto ADOMI presta serviços de apoio domiciliário a pessoas dependentes. Estando em vigor desde 2001, este projeto, que tem a sua atuação protocolada com o Instituto de Segurança Social, I.P., tem sofrido algumas alterações importantes nos últimos anos.

Tendo surgido para prestação de apoio a toxicodependentes e seropositivos, a verdade é que as transformações recentes na sociedade portuguesa, e portuense em particular, convergiram para uma mudança no público privilegiado deste projeto.

Saber mais

Integra e Ajuda na Cidade Amiga do Idoso

Seguindo a abordagem metodológica da Organização Mundial de Saúde, a Liga Portuguesa de Profilaxia Social desenvolveu, entre 2008 e 2011, um trabalho de investigação para a ação junto da população idosa residente na cidade do Porto, no âmbito do projeto Integra e Ajuda na Cidade Amiga do Idoso.

O trabalho desenvolvido passou pela simbiose de duas principais valências – uma relativa à componente de investigação e diagnóstico da perceção das condições e da qualidade de vida da população idosa residente no Porto, e uma outra relativa ao trabalho de investimento na melhoria das suas condições de vida.

Saber mais