Mensagem da Presidente

A herança da Liga Portuguesa de Profilaxia Social evidencia o trabalho que tem desenvolvido, ao longo dos tempos, nas mais diversas iniciativas de promoção de saúde pública. Este legado não espelha meramente afinco, mas uma qualidade exímia que nos convoca, a todos os que colaboram na Instituição e que se interessam pelo bem-estar social, a aprimorar ideias e a reinventar estratégias capazes de responder aos desafios sociais, económicos e culturais que ininterruptamente se colocam.

É, porventura, a inspiração no trabalho daqueles que fundaram a LPPS e de outros que a engrandeceram uma parte substancial daquilo que nos move para dar continuidade a esta obra. Por outro lado, é também a constatação de que as dificuldades devem ser tornadas oportunidades, no cenário de incertezas e tensões actual, que torna incontornável intervir positivamente sobre os problemas identificados.

Assim, não apenas pelo reconhecimento da imensa riqueza do património sociocultural desta Instituição, mas pela certeza de que o seu contributo é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e saudável, que a todos lanço o desafio de nos unirmos em prol do bem comum.

Sofia Castanheira Pais