Sorrir para a saúde (2011-2015)

Em 2011 teve início o mais recente projeto de educação para a saúde da LPPS. As principiais áreas de incidência deste projeto foram definidos de acordo com os principais problemas de saúde identificados nas crianças e jovens do Pró-saúde. Assim, para além da educação alimentar e do fomento da prática de atividade física regular, o Sorrir para a Saúde contempla ainda um trabalho sobre as questões relativas à saúde e higiene orais, intimamente relacionadas com os hábitos alimentares.

Previsto para 4 anos de vigência, o Sorrir para a Saúde privilegia a intervenção no meio escolar, atuando em parceria com os profissionais de educação no desenvolvimento de uma tipologia de intervenção socioeducativa ao longo de todo o ano letivo.

Sendo cofinanciado pela Direção-Geral da Saúde, o SJS atua na região Norte do país, contando com o envolvimento de inúmeras escolas do 1 ao 3º ciclo do ensino básico, associações juvenis, centros educativos e outros espaços da comunidade. Atualmente, o número de participantes no projeto aproxima-se dos 3500 e inclui crianças, jovens, profissionais de educação e encarregados de educação. Estes participantes integram, quer a intervenção de proximidade sistemática, quer as ações de sensibilização do projeto, concorrendo para o sucesso do mesmo com um potencial efeito multiplicador notável.

Neste projeto, vários esforços e recursos têm sido reunidos para uma intervenção eficaz, pelo que, para além da equipa de profissionais da educação, nutrição, serviço social, educação física e medicina dentária da LPPS, podemos ainda contar com o auxílio de colaboradores e instituições voluntárias, cuja participação é fundamental para a promoção de estilos de vida saudáveis.